Pesquisar este blog

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Jornalismo Futilidade

Jornalismo da RBS TV é tão "leve" que poderia flutuar
Faz algum tempo venho observando as pautas e o conteúdo de alguns dos veículos de comunicação mais populares do Rio Grande do Sul e tenho me espantado ao perceber como editores e pauteiros têm conseguido minar estes veículos - que até dez anos atrás nutriam um respeito sacerdotal aos dogmas do bom jornalismo - com matérias de uma futilidade revoltante.

 Se há dez anos denúncias de desperdício do dinheiro público, corrupção ou desrespeito aos direitos dos cidadãos pautavam os telejornais da RBS TV, atualmente as maiores preocupações da pauta deste veículo estão relacionadas em como proteger a pele dos raios do sol no verão, como manter o corpo hidratado ou como organizar um casamento na praia. É a futilidade a serviço de ninguém e ocupando um espaço precioso e caríssimo.

 Uma das provas mais concretas disso tudo foi a cobertura dada pela RBS ao derramamento de petróleo no litoral norte. Nas várias matérias dedicadas ao assunto saltava aos olhos – e isso ficou muito claro no texto de repórteres e apresentadores - que a maior preocupação da emissora não era com os possíveis efeitos desastrosos do desastre ambiental para o ecossistema ou a pesca da região, mas sim em como os veranistas de Tramandaí ficariam prejudicados se fossem privados de usar a praia por algum tempo.

 Os telejornais locais do interior então são de dar dó. Na sexta (10) e no sábado (11/2), por exemplo, os principais destaques das edições do interior do Jornal do Almoço foram: A musa do carnaval (Santo Ângelo/2’12), show Michel Teló em Ijuí (Cruz Alta/1’59), Bagé e D. Pedrito irão representar a região em Capão da Canoa (Bagé/2’55), Procura por tatuagens aumenta no verão (Santa Cruz/5’07), Conheça as pessoas que apostam no crescimento de Rio Grande (Rio Grande/2’34) e Professor de dança mostra como não fazer feio no Carnval (Porto Alegre/2’05).

Nestes mesmos dias notícias de verdade como acidentes de trânsito com mortes em Farroupilha e Santa Bárbara do Sul, manifestação de policiais civis em Santa Maria e problemas no hemocentro de Passo Fundo ocuparam (somadas): 2’03 (dois minutos e três segundos).

 É o Jornalismo Futilidade tomando lugar do Jornalismo Verdade.

( E ainda deve aparecer gente defendendo isso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário