Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Rio Grande e a blogosfera



O mais ácido dos blogs rio-grandinos é também o mais lido.
Parece que a comunidade cansou  da mesmice da  imprensa formal
Desde a instalação do Polo Naval em 2006, Rio Grande tem ocupado espaço cativo no noticiário econômico e político do Rio Grande do Sul e, por vezes, nacional.  O crescimento vertiginoso da cidade tem sido pauta constante na imprensa, bem como os investimentos concretizados e prometidos. A cidade entrou no roteiro obrigatório de autoridades federais e a cada visita oficial os olhares midiáticos se voltam para a mais antiga cidade gaúcha. Mas além do desenvolvimento econômico há outro fenômeno curioso e para lá de interessante ocorrendo em Rio Grande e que, sinceramente, me agrada muito mais falar: a efervescência da blogosfera rio-grandina.  

De um ano para cá – ou pouco mais do que isso – blogs assinados por jornalistas, profissionais liberais, historiadores e outros “sujeitos pensantes” têm chacoalhado o marasmo característico da cidade dando origem a uma imprensa informal, mas extremamente atuante, crítica e – o melhor de tudo – preocupada em apontar os problemas que assolam a comunidade. Ao ocupar o vácuo deixado pela imprensa formal blogs como Gotas de Ácido, Memórias do Chico e Olhar de Rua (só para citar aqueles que acompanho) fazem escola e dão um sentido prático ao conceito de democratização da comunicação tão debatido nas faculdades de jornalismo desde os anos 90.

E tão sensacional quanto o surgimento de um movimento como esse é o fato destes blogs serem muito bem recebidos pela comunidade e - mais ainda – de conseguirem abalar a ordem vigente, o poder constituído e até a imprensa institucionalizada. A grande prova disso vem do Gotas de Ácido de Eduardo Bozzetti (o maior polemista que conheço) que em menos de dois anos no ar já ultrapassou a casa dos 100 mil acessos e, aí vem a nota triste da história, já foi obrigado a registrar queixa na Polícia Civil por causa de ameaças que tem recebido por causa de suas postagens e comentários verdadeiramente ácidos.

Bozzetti, todavia, já deixou de ser uma voz perdida no meio da multidão. Nas últimas semanas a jornalista Daniela de Bem, autora do Olhar de Rua, nos dá uma aula de jornalismo com a reportagem sobre o sistema de transporte público de Rio Grande (publicada pelo site Sul 21) na qual apresenta, como adereço de luxo, uma antológica entrevista com o prefeito Fábio Branco. Os dois ainda contam com a companhia do historiador Chico Cougo, autor de Memórias do Chico o qual costuma apresentar análises políticas consistentes, além de um variado cardápio que engloba cultura e, claro, história.

Seria muito bom ver Rio Grande fazer escola com essa sua experiência e semear por toda a região o surgimento de uma imprensa alternativa, crítica e socialmente preocupada. Afinal de contas não há cidade desta região que não precise de uma boa sacudida.


Quer ver mais? Então olha lá:

4 comentários:

  1. òtimos esses blogs indicados Alvaro! Navegando agora a pouco pelos portais de Rio Grande achei muito interessante e inclusive deixou-me bem entusiasmado em fazer um blog tambem! rsrsrs
    Destaque para este Gotas de Acido. O topete do jornalista e a maneira franca de bater em cima de todos independnte de cor e partidarismo são a mais pura expressão de uma sociedade cansada dos políticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo,
      Uma das coisas mais legais no Gotas de Ácido é o fato do autor não ser jornalista, mas sim um cidadão que resolveu botar a boca no trombone e ocupar seu espaço na internet, que diga-se de passagem, se tornou o mais democrático dos meios de comunicação.

      Excluir
  2. Bom mesmo o gotas de acido. Indico! Tem muito material interessante e não só apenas política. Eu não conseguiria me expressar daquela maneira direta na forma escrita e foi isto que mais chamou atenção.
    Ele (quem escreve) não é jornalista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. O Bozzetti não é jornalista. O conheço desde a infância e desde sempre foi um cara de opiniões fortes e disposto a expressá-las. E por isso criou o Gotas de Ácido. Por isso digo que ele é um exemplo claro da democratização da comunicação propiciada pela internet. Abraço!

      Excluir