Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

É fácil resolver os problemas do trânsito

Prefeito da capital da Lituânia resolveu acabar com
o estacionamento em local proibido da maneira mais pedagógica possível
O trânsito é uma das maiores queixas dos pelotenses (e de moradores de muitas outras cidades brasileiras). No início dos anos 2000 quando ainda era repórter de editoria de Geral, acompanhei de perto a implantação dos Agentes de Trânsito na cidade (os Azuizinhos). Naquela época houve uma gritaria quase histérica contra as multas e as abordagens e não eram raros os casos de agressões cometidas por motoristas contra os agentes.

Apesar das reclamações – a maior parte feita por gente que não aceita obedecer regras – a situação do trânsito na cidade melhorou muito. O respeito às regras básicas como não parar em fila dupla, usar cinto de segurança, não estacionar em local proibido e manter a distância obrigatória das esquinas tornou-se uma prática entre os motoristas locais.

Passados alguns anos e atendendo ao clamor daqueles que se acham os donos da cidade e até da própria lei, a fiscalização de trânsito está sucateada, os agentes praticamente desapareceram das ruas e a bagunça impera em todos os cantos.

Mas o problema não é só de Pelotas, em várias partes do mundo se repete. Mas quem quer achar soluções encontra, mesmo que sejam pouco ortodoxas. É o caso do prefeito de Vilna, a capital da Lituânia. Para combater o estacionamento proibido nas ruas da cidade histórica fundada no século XIII, o senhor Arturas Zuokas pegou emprestado um tanque de guerra e, literalmente, passou por cima de carros parados em locais proibidos (veja vídeo). Sensacional! Esse é o cara!

Nada melhor do que uma lição dessas para que as pessoas aprendam a respeitar as regras. Aposto que agora, em Vilna, ninguém mais estaciona onde não pode ou reclama ao ser multado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário