Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mais uma ironia da vida

Pedaços de satélite de 1991 cairá em qualquer lugar do planeta até sábado

Que a vida tem muito de sarcástica e irônica isso eu já sei, mas de tempos em tempos alguns fatos deixam isso mais explícito. É o caso deste satélite que irá cair sobre o planeta entre hoje e sábado, o Upper Atmosphere Research Satellite (UARS).

Desde que as primeiras notícias foram veiculadas no sábado, a história me chamou atenção especialmente pelo fato de que, conforme sites e tevês, pedaços desta tralha espacial não irão se desmanchar na atmosfera e cairão praticamente intactos sobre nossas cabeças.

Em um leve surto paranóico resolvi procurar informações mais precisas sobre os possíveis locais da queda dessa lata-velha e, surpresa: não existem. Ou seja, ninguém consegue calcular ou saber exatamente aonde pedaços de metal de até 135 quilos irão cair. O que irá decidir se vai ser eu ou você a levar uma panelada espacial na testa será a sorte, nada mais do que isso.

Nesse ponto exato, entra a tal ironia, pois dizem os matemáticos consultados pela imprensa que a probabilidade de alguém ser atingido pelos restos do satélite é de 1 (uma) em 3.200.

Parece muito, mas não é. A probabilidade de acertar seis dezenas na Megasena, por exemplo, é de 1 (uma) em  50.063.860 e de acertar cinco dezenas é de 1 (uma) em 154.518, já a probabilidade de morrer em um acidente aéreo é de 1 (uma) em 5.862, enquanto a chance de ser vítima de um terremoto é de 1 (uma) em 153.597.

Ou seja, é mais fácil ser atingido por um pedaço de titânio com mais de cem quilos do que ganhar na loteria.

A sorte está lançada. Vou acompanhar atentamente os noticiários do final de semana para saber se alguém foi sorteado nessa roleta-russa espacial.

Boa sorte a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário