Pesquisar este blog

domingo, 5 de junho de 2011

Bope, a institucionalização do mal

Ao invadir violentamente o quartel central do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, na manhã deste sábado, o Bope vestiu de vez a carapuça que lhe serve: a do mal institucionalizado.

Ao atacar colegas de farda que protestavam pacificamente com suas famílias (entre as quais muitas crianças) com a mesma violência usada costumeiramente em operações contra criminosos os integrantes da unidade – alçada ao status de celebridade nacional pelos filmes da série Tropa de Elite - passaram o atestado de que, realmente, são os cães de guerra do Governo do Rio e estão prontos a apontar seus fuzis para quem que seja quando a ordem for dada não se importando com conseqüências ou repercussões.

A tropa que orgulha e provoca êxtase nos apaixonados por forças militares ganha salários tão desgraçados quanto os pagos aos demais PMs e bombeiros do Rio de Janeiro (R$ 1.200 por mês). Mas nem por isso se faz de rogada na hora de disparar suas bombas, balas de borracha e fuzis contra colegas desarmados em encurralados dentro de um quartel.

A pergunta que me ocorre é: quando os homens do Bope resolverem protestar por melhores salários a quem o governo do Rio irá recorrer para sufocar o protesto? Aos Fuzlieiros Navais, quem sabe? 

Um comentário:

  1. Hehehe...
    Irão recorrer ao Batalhão de Guerra na Selva, da Amazônia que são duas vezes mais bem treinados e preparados que o BOPE para entrar em Combate; além de possui´rem um efeitivo CINCO VEZES MAIOR e trê svezes mais bem armado e equipado.

    O BOPE é uma excelente tropa das FE (Forças Especiais), mas não é também tudo isso que eles pensam que são e que a Mídia os transformou.
    Uma unidade de Infantaria e uns 2 Blindados Leopard transformam o BOPE em pouco menos que Guizado de segunda.

    ;)

    ResponderExcluir