Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Os evangélicos brasileiros e a liberdade de expressão

Respeito à liberdade de expressão não parece ser
o ponto forte dos evangélicos brasileiros

É incrível como os evangélicos brasileiros estão sempre preparados para rechaçar qualquer crítica ou dúvida lançada contra suas crenças, opiniões ou ações. Basta um blog, site, jornal, revista, emissora de TV ou rádio usar à expressão “evangélico” seguida de alguma crítica para surgir dezenas de defensores prontos a lotar caixas de e-mail ou de comentários com defesas furiosas (no fim do post estão alguns exemplos disso).

A reação imediata dos crentes chama atenção tanto pela capacidade de organização e mobilização como pela intolerância com relação às críticas e opiniões divergentes das suas.


Ao contrário dos católicos, que aceitam tranquilamente as piadas (alguns conseguem até rir delas); que se indignam com denúncias de abusos cometidos por seus líderes ou simplesmente aceitam - até com certa resignação - questionamentos sobre seus dogmas, os evangélicos partem para a briga sem respeitar ponto de vista ou humor alheio. Falou mal de um evangélico (mesmo que seja ele um juiz capaz de atropelar a Suprema Corte brasileira com uma decisão fundamentada exclusivamente em pontos de vista pessoais) danou-se.

O mais assustador nisso tudo é o fato de que milhões de brasileiros parecem estar desaprendendo a viver em um país democrático no qual o livre direito de expressão e opinião é assegurado na Constituição (o mais importante conjunto de leis da nação).

Levando-se em consideração a representação política crescente dos evangélicos (hoje são 74 deputados federais entre 513) não levará muito tempo até elegerem um Presidente da República e, se mantida essa tendência de imposição de ideias e desrespeito à livre expressão, não duvido ver o Brasil transformado em uma república fundamentalista cristã. E é aí que mora o perigo.



Um comentário:

  1. Álvaro;

    (Gostei do assunto!) =)

    Já faz uns 6 anos que perdi COMPLETAMENTE a paciência com os crentes Evangélicos principalmente dessas "Igrejas" Neopentecostais.

    Essa 'gente' representa a parte Xiita do Cristianismo. O Cristianismo e sua filosofia de "Dar a Outra Face" já é uma MERDA por si só e um excelente instrumento para manter a massa (o Gado) calado e no seu canto.

    Só que o Neopentescotais exageram tanto na pregação, quanto na maneira estúpida de ver o Mundo que os rodeia. Além disso agem como Talibãs na defesa de suas posições.
    Experimenta questionar o lixo da Teoria Criacionista, que tu vai ver uma chuva de Bosta vinda deles!!

    ResponderExcluir