Pesquisar este blog

domingo, 21 de agosto de 2011

Desinformação esportiva na tevê

João Sorrisão: o maior símbolo da imbecilidade
do telejornalismo esportivo brasileiro atual. 
Não é de hoje que o jornalismo esportivo da televisão brasileira ganhou ares de baboseira e desinformação. Desde que Régis Rösing inventou, nos anos 90, aquele formato de matéria imbecilizado metido a engraçadinho e no qual a piada tem mais valor que a informação a coisa degringolou geral. 

A promoção de Rösing para a TV Globo contaminou o maior departamento de telejornalismo esportivo do país e espalhou o vírus do besteirol por redações de norte a sul. Para quem gosta de esporte e, por conseqüência de informações corretas e sérias foi o fim da história.

Neste final de semana tive o desprazer de ver mais um exemplo do desapego à informação que corroi o telejornalismo esportivo, especialmente no Rio Grande do Sul. Foi no quadro Bola Fora da edição regionalizada do Globo Esporte apresentada por Duda Garbi, que apesar do apelido feminino trata-se de um sujeito barbudo.

Durante intermináveis três minutos o dito repórter fez uma pseudo-matéria com o jovem meio-campo do Inter, João Paulo escolhido para estrelar um editorial de moda do caderno Kzuca de Zero Hora. A “matéria” televisiva foi um apanhado de asneiras recheada de insinuações de que o jogador e a repórter de ZH, que o entrevistava, estariam se paquerando. Ao final do lamentável quadro o espectador interessado em notícias esportivas se pergunta: “Tá e daí?”.

Daí? Daí é isso. Hoje o telejornalismo esportivo brasileiro infelizmente se limita a esse tipo de coisa sem pé nem cabeça, sem qualidade e, principalmente, sem qualquer informação relevante.

Não é a toa que sites de notícias esportivas surgem a todo instante e em pouco tempo ostentam milhões de acessos diários, pois a internet se transformou no porto seguro dos fãs do esporte que querem ter acesso a notícias de verdade sobre os assuntos que interessam.

Em 1997, Rösing já começava a fazer escola no telejornalismo esportivo de besteirol. Confira:




Um comentário:

  1. Baita blog, parabéns.
    Conheci agora, me tornarei leitor assíduo.

    ResponderExcluir