Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Um bom amigo chamado Galeano

Trilogia resgata a história da América
desde antes de Colombo até o século XX

Não é de hoje que tenho Eduardo Galeano na conta de um bom companheiro, mas especialmente nesse inverno no qual os noticiários estão monopolizados pela crônica diária sobre a nova crise financeira mundial ou o “quase calote” norte-americano, sua companhia surge não apenas como um meio de aliviar a cabeça, mas também como uma espécie de consciência inconsciente a respeito de como chegamos até aqui e, mais ainda, porque estamos aqui.

Reler a trilogia Memória do Fogo, beirando os 40 anos e com 15 anos de jornalismo nas costas é muito mais interessante do que devorá-la em meio aos arroubos juvenis dos vinte e poucos anos.

A vivência e a experiência acumulada – e soma-se a isso tudo aquilo que foi lido, ouvido e visto nessa profissão infernal e apaixonante – são capazes de mudar radicalmente as impressões e interpretações das curtas crônicas assinadas por esse maestro castelhano.

Ver a história da América esmiuçada e destrinchada com tamanha sagacidade é além de um grande prazer, uma grande ajuda para entender o mundo do século XXI e, de certa forma, encontrar respostas para o que vivenciamos.

Gracias, viejo.

A quem interessar possa: 

trilogia Memória do Fogo - Eduardo Galeano, 1985

Capítulo 1 - Os Nascimentos (séculos XV, XVI e XVII)
Capítulo 2 - As Caras e as Máscaras (séculos XVII e XIX)
Capítulo 3 - O Século do Vento (século XX)

Na livraria Mundial, em Pelotas, cada exemplar da edição feita pela L&PM Pocket sai por R$ 22. Com certeza vale o investimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário