Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O sr. Google e o rock Brasil

Abençoado seja o Sr. Google!

Graças a ele é possível dar uma força extra para a memória e “lembrar” de gente e coisas que marcaram a nossas vidas, mas acabaram perdidas nas brumas do tempo.

Sem muito o que fazer – isso tem sido uma constante irritante nas últimas semanas – decidi revirar minhas gavetas cerebrais atrás de lembranças do rock brasileiro dos anos 80.

Afinal de contas foi nessa época que tudo aconteceu em termos de rock na nação tupiniquim (de lá prá cá nada mereceu registro nos meu alfarrábio mental).

Mas convenhamos que lembrar de Legião Urbana, Titãs, Ultraje a Rigor, RPM, Paralamas do Sucesso e Kid Abelha é fácil. E, em tempos de ócio total, facilidade não me interessa, por isso resolvi ir mais fundo e explorar pérolas perdidas como Hojerizah, Zero, Picassos Falsos, Metrô, Gang 90 e as Absurdetes e Joe Euthanázia.

Prá que não conhece ou como eu, havia deletado os registros dessa turma, aqui vai um pouco do que encontrei.

(Agradeçam ao Sr. Google quando o encontrarem)

Nota de rodapé: A partir de 1982 a Rádio Fluminense FM, conhecida como "Maldita", criou uma nova linguagem de locução nas FMs e pariu a Era da Rádio Rock.
Graças a isso o terreno tornou-se fértil para o que chamo de Big Bang do rock brasileiro e para o surgimento de pérolas como:

Hojerizah 

A banda carioca formada por Toni Platão (vocais), Flávio Murrah (guitarra), Marcelo Larrosa (baixo) e Álvaro Albuquerque (bateria) queria ser uma espécie de Echo & The Bunnymen brasileiro, com vocais graves e letras (na época ditas de vanguarda, mas hoje visivelmente sem pé nem cabeça). O grupo gravou dois discos e emplacou sucesso como “sucessos” como Pros que estão em Casa, que trazia versos antológicos como:

“Até bem cedo
Esperei pelo telefonema
Tapando com peneira
O sol que vai nascendo

Não vou tomar café
Nem escovar os dentes
Vou de aguardente
Como o sol que queima a praça (...)”

Por onde anda? Por mais incrível que pareça a Hojerizah ainda existe e tem até site (capenga, mas tem): http://www.hojerizah.com.br  

Prá matar a saudade (de quem tem, claro! Ah...não deixa de prestar a atenção nos olhos do guitarrista! Travado? Assustado? Façam seus palpites.): 


Nenhum comentário:

Postar um comentário