Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Piadas para jornalistas

 Passar uma temporada no buraco a espera da cápsula salvadora dá nisso. Em um final de uma tarde de ócio angustiante me deparei com uma comédia capaz de fazer qualquer jornalista chorar de rir – pelo menos aqueles que têm senso crítico e bom humor para encarar as agruras da profissão – é The Onion – Loucos pela Notícia (EUA, 2008, direção de Tom Kuntz e Mike Maguire), em exibição na rede Telecine.

O filme apresenta a história do âncora de telejornal, Norm Archer, um jornalista típico cheio de princípios que se vê as voltas com as pilantragens corporativas inventadas pelos executivos da emissora na qual trabalha e que, obviamente, só têm um interesse: faturar cada vez mais.

O enredo, no entanto, é apenas o pano de fundo para o filme passado todo entre uma e outra apresentação do telejornal mais popular da América (o nosso JN). As sátiras das notícias são o prato principal e mais atraente do filme. É impossível não fazer comparações com que estamos acostumados a ver (e muitas vezes produzir e apresentar) nos telejornais de verdade.

Como toda sátira exagerada The Onion é recheado de piadas prá lá de politicamente incorretas, como a história de superação do jogador de hóquei sobre o gelo sem pés e mãos e que superou todas as dificuldades se tornou profissional ou as paródias de rap e outros gêneros da música norte-americana.

Recomendo para jornalistas cansados do dia-a-dia da profissão e dispostos a rir um pouco da própria rotina e, também, para aqueles que ainda têm alguma esperança de estarem a serviço de algo maior que o lucro das empresas para as quais trabalham.

Site e rádio

Na busca por referências do filme encontrei outras que tornam as coisas mais interessantes ainda. Descobri que The Onion é na verdade um site, um telejornal e um rádio jornal de notícias fakes de grande sucesso nos EUA. E que o filme é uma adaptação sua para o cinema.

Para os bons na língua do Tio Sam aí vai o link do site: http://www.theonion.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário